Considerando que:
25 gotas de óleo essencial = 1mL de óleo essencial (OE)
Logo sabemos que:
Em 100mL 25 gotas de óleo essencial equivale a 1% e que 100 dividido por 4 é igual a 25.
Dessa forma qualquer volume de formulação que for necessário preparar vamos dividir o volume total por 4, o resultado será o número de gotas necessário para preparar 1% de concentração.
Ex: Para preparar 40mL ou 40g de uma formulação a 1%.
40 / 4 = 10
10 gotas é a quantidade de óleo essencial para fazer uma formulação a 1%
E se quiser preparar a 2%, 3%, 4%, 5%……….
Aí ficou fácil você multiplica a quantidade de gotas a 1%:
Ex: continuando com a formulação de 40mL ou 40g, no qual 10 gotas de OE é igual a 1%
0,5%……10/2 = 5 gotas de OE
2%…..10 x 2 = 20 gotas de OE
3%…..10 x 3 = 30 gotas de OE
E assim por diante seguindo o mesmo raciocínio.
ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA:
Os óleos essenciais são substâncias muito poderosas que devem ser tratados com respeito.
São altamente concentrados e a quantidade de gotas recomendada deve ser respeitada. Cada gota equivale a no mínimo 30g de matéria vegetal.
Sempre diluir os óleos essenciais em carreadores como óleos vegetais, cremes neutros, loção neutra, géis, shampoo e sabonetes neutros. Essas preparações não devem ser compostas por óleo mineral.
Na maior parte dos casos os óleos essenciais são potentes em concentrações baixas, elevar a dose não significa elevar a eficiência.
Misture até 3 tipos de óleos essenciais em uma formulação enquanto não tem um conhecimento aprofundado sobre cada óleo essencial.
O ideal antes de usar um óleo essencial é colocar uma gotinha desse óleo puro na dobra do cotovelo e aguardar uns 15 minutos e verificar se houve alguma reação alérgica.
Cuidado com os óleos que queimam a pele como a canela, o cravo, o tomilho o orégano esses óleos são ricos em cetonas ou fenóis e não devem ultrapassar a 1% da formulação.
Cuidado com os óleos cítricos como o limão, as laranjas, tangerina, mandarina e bergamota, quando passados na pele e expostos ao sol queimam, usá-los em uma formulação a 1% não tem o risco de queimadura ao se expor ao sol.
USO DAS CONCENTRAÇÕES:
Concentração 1% – Usada para óleos de aroma muito forte ou caros como jasmim, rosa, néroli. Comum a óleos de massagem, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel.
Concentração 2% – Usada para peles muito sensíveis e com tendência alérgicas (como crianças e idosos) e óleos caros e fortes. Comum a óleo de massagem, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel.
Concentração 3% – Usada comumente na massagem aromaterápica para melhor ação medicinal. Usado em óleos de massagem, cremes e gel.
Concentração 5% – Usada em problemas agudos como dores e inflamações sérias. Óleos de massagem ou gel.
Concentração 10% – Usada em problemas crônicos, doenças degenerativas, infecções e inflamações graves. Não é uma diluição para massagem, é para ação local. Óleos quentes como canela nesta concentração podem ocasionar queimaduras, assim devem ser evitados. Uso em óleo de massagem ou gel.
Concentração para preparo de shampoo – De 1 a 2%.
CONSIDERAÇÕES:
Ao dar o primeiro passo no mundo dos óleos essenciais você pode ficar surpreso e até um pouco perdido. O seu sistema olfativo precisará ser reeducado, ou melhor desintoxicado. Depois de anos de exposição de essências baratas, o seu nariz pode não conseguir apreciar completamente a riqueza dos aromas naturais. Assim como acontece quando você muda seus hábitos alimentares abandonando as porcarias para adotar uma dieta mais saudável, quando você começa a se desintoxicar, o seu paladar melhora e se refina grandemente.
Da mesma forma, o poder doa aromas se revela a você todos os dias; você brinca com elas, você dança com elas e cria com elas. Elas conectam você a quintessência do reino das plantas e irão aflorar o lado feliz, satisfeito, gentil e bem amado de todos os homens.
Ariana Cristina Batchik
Farmacêutica e Aromaterapêuta