Gerânio (Pelargonium graveolens)
Este óleo essencial de aroma marcante, floral mentolado e de cor amarelo esverdeado, é o óleo essencial considerado o melhor amigo das mulheres. Aprender a amar a si mesma permite que os fragmentos da alma se reúnam com a essência divina de si mesma, resolvendo os conflitos internos. Energeticamente ele nutre a criatividade feminina permitindo o resgate da imaginação, intuição e vivência de todas as experiências sensoriais e extra-sensoriais. Ele promove uma certa espontaneidade onde a mulher se sente inclinada a se abrir para os prazeres da vida pois ela consegue se reconectar com os seus sentimentos mais obscuros e superá-los. Abre-se a porta para o resgate da sensibilidade, doçura, ternura e afeto, sentimentos estes que são intrínsecos da mulher e as vezes acabam por serem sufocados devido aos sofrimentos vivenciados, tornando-a “amarga”. Este óleo essencial é um poderoso tonificante dos órgãos reprodutores e um ótimo equilibrador hormonal.
Muito utilizado para equilibrar e harmonizar os períodos da tensão pré-menstrual e da menopausa, que são períodos onde o corpo feminino sofre mudanças hormonais bruscas, que levam a uma série de sintomas indesejáveis, sabemos bem como é né?!! Por ser um óleo essencial considerado como fito-hormônio, pois possui componentes químicos que se assemelham ao nosso hormônio estrogênio, ele equilibra o organismo quando existe uma descompensação de estrógeno e progesterona que acabam causando problemas como dismenorreia (menstruação excessiva), amenorréia (falta de menstruação), cólicas fortes, TPM, infertilidade, irritabilidade, insônia, inchaços e seios muito doloridos.
É considerado um óleo essencial adaptogênico, ou seja, ele se adéqua as necessidades do organismo, agindo para reequilibrar o que for necessário. Por restabelecer os desequilíbrios hormonais ele ajuda a tratar as depressões provenientes destes desequilíbrios que afetam a essência feminina. Neste sentido ele também auxilia o acesso de memórias passadas negativas que geram medos, inseguranças e frustrações e permite que a mulher as trabalhe de forma íntegra, ajudando a superá-las e encará-las como aprendizados da vida. Sabemos que estamos curadas, quando ao pensarmos ou lembrarmos de situações “amargas”, estas já não nos causam mais dor e é assim que o Gerânio trabalha.
Arquetipicamente, ele é relacionado com a Deusa grega Afrodite ou com suas equivalentes como a Deusa Vênus (romana), Freya (nórdica), Ishtar (mesopotâmica), Inanna (sumérica) e Astarte (babilônica) que são as Deusas do amor, da beleza e da fertilidade. Assim ele traz a tona as qualidades arquetípicas do aspecto feminino que são a sensualidade, a ternura, a sensibilidade e a compaixão. Além disso o óleo essencial de gerânio, cria condições internas de paz, harmonia, bem-estar e esperança.