Ansiedade e Ataque de Pânico

A ansiedade caracteriza-se por excessivas preocupações. O indivíduo considera difícil controlar essa preocupação. Associada com 3 ou mais dos seguintes sintomas:

– Inquietação ou se sentir a “flor da pele”

– Fatigabilidade (o tempo todo cansado)

– Dificuldade em se concentrar

– Irritabilidade

– Tensão muscular

– Perturbação do sono

A ansiedade e seus sintomas físicos causam sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

O ataque de pânico é um período distinto de intenso medo ou desconforto acompanhado por um sentimento de perigo iminente e um anseio por escapar. Acompanhado por pelo menos 4 de 13 sintomas somáticos e cognitivos.

O ataque tem início súbito e aumenta rapidamente atingindo seu pico em geral em 10 minutos. Os 13 sintomas são: palpitação, sudorese, tremores, sensações de falta de ar ou de sufocamento, sensação de asfixia, dor ou desconforto torácico, náusea ou desconforto abdominal, tontura ou vertigem, desrealização ou despersonalização, medo de perder o controle ou de “enlouquecer”, medo de morrer, parestesias e calafrios ou ondas de calor.

Cada tipo de ataque é definido por um conjunto diferente de relações entre o início do ataque e a presença ou ausência de ativadores situacionais.

Óleos essenciais

Patchouli → é calmante, estabilizante e levemente hipnótico. É excelente para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade e depressão. Ele ancora aqueles que se perdem em devaneios. Também é bom em meditações para acalmar pensamentos excessivos e para ancorar e centralizar.

Limão siciliano → ele ilumina vivifica e estimula. Ajuda na tomada de decisões e a prevenir explosões emocionais. Ele desanuvia a mente, trazendo clareza e derrama luz quando a mente fica nebulosa ou confusa. Bom na meditação para acalmar a mente, o limão também abre o coração.

Manjericão → para aliviar a fadiga intelectual, quando a mente está fraca ou indecisa. É útil para transtornos mentais e para os que necessitam de proteção. Ele é restaurador, fortificante, desobstrutivo. Além de vivificar e estimular, sendo bom na meditação para acalmar a mente e estimular a atividade mental. É um protetor psíquico sutil para quem tem exaustão psíquica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *