Ansiedade – Bergamota
A ansiedade corresponde a um estado de estresse elevado que se assemelha ao medo, mas a um medo não direcionado a um objeto, a um medo sem ameaça real.
O óleo essencial de bergamota tem propriedades calmantes; analgésica; antidepressiva; curativa. Tem ação calmante no corpo astral; tonifica e alivia o sistema nervoso, mas também traz benefícios para o sistema respiratório.
Depressão – Ylang Ylang
A depressão abrange uma gama variada de emoções com diferentes estados psicológicos, sentimentos e características física de comportamento. Uma pessoa deprimida pode ficar letárgica e apática outra pode sentir muita tensão nervosa e ansiedade.
O óleo essencial de ylang ylang tem propriedades antidepressivas; hipotensiva; sedativa, euforizante; antisséptico; afrodisíaco. Tem ação calmante e inibi a raiva causada por frustração, pode ajudar nos ataques de pânico.
Insônia – Lavanda
Um sono ruim pode acontecer com qualquer um de nós, mas quando a insônia se repete noite após noite, que as coisas desandam. Ainda que dormir mal é apenas uma parte do problema, sendo a outra uma vida diária perturbada devido a cansaço, agressividade e problemas de humor e concentração.
O óleo essencial de lavanda ajuda a aliviar a ansiedade e a promover um sono tranquilo. O seu aroma suave contribui para um sono reparador e para restaurar o equilíbrio mental. Bom para pessoas agitadas que não conseguem dormir, uma mistura de Lavanda e Bergamota é ótima para isso.
Medo – Laranja doce
O medo causa paralisia mental, procuramos evitar, mas quando somos engolfados pelo medo temos que enfrentá-lo.
O óleo essencial de laranja doce é conhecido como “óleo sorridente”, é familiar, alegre e cálido. É muito bom em massagens locais para acalmar distúrbios. Além de ser animador e estimulante, ajudando-o a reencontrar o riso e a alegria de viver. Reduz o medo irracional do desconhecido e diminui a duvida de si mesmo.
Pânico – Camomila romana
Os ataques de pânico não são perigosos. As pessoas sentem como se fosse algo perigoso, porque envolve o sistema de emergência do nosso cérebro, que nos diz que estamos perante um perigo iminente. No entanto, o que acontece é que o cérebro está a disparar falsos alarmes.
O óleo essencial de camomila-romana é um excelente calmante, sedativo e anti-inflamatório, útil em problemas como nervosismo, insônia e dores reumáticas. propicia o equilíbrio e é profundamente relaxante, tendo um efeito suave e restaurador. Desenvolve amor próprio e o senso de perdão nas pessoas. Ótimo para o tratamento de depressão e síndrome do pânico.
Estresse – Litsea cubeba
Quando a vida se torna estressante, é muito fácil se sentir sobrecarregado pelos diversos acontecimentos a sua volta. São comuns a confusão, a indecisão e a frustração, e a mente parece que vai explodir.
O óleo essencial de litsea cubeba é um antidepressivo, um antiestresse e melhora a qualidade do sono.
Nervosismo – Bálsamo do peru
O nervosismo é um estado emocional no qual uma pessoa se sente agitada e irritada, como se estivesse em um estado de excitação negativa. Muitas vezes, o nervosismo faz parte de um quadro generalizado de ansiedade, sendo que, por vezes, é impossível falar de ansiedade sem falar de nervosismo e vice-versa.
O óleo resina de bálsamo do peru é um estimulante e revigorante, não tão quente quanto a canela, mas que promove um relaxamento nas fibras musculares. Excelente para massagens, principalmente quando estão ocasionando reflexos nas áreas motora e nervosa.