SÁLVIA ESCLAREA (Salvia sclarea)
Óleo essencial de cor amarelo esverdeado pálido, tem um aroma almiscarado, herbal e doce. Do latim salvare = salvar, curar, clarus = claro. Também é conhecido como Salvia moscatel (pois é utilizada para dar sabor e aroma ao vinho Rhenish produzindo assim o vinho Moscatel), Olhos claros (pois a erva é utilizada para limpar os olhos). Simbolicamente a Sálvia esclarea permite enxergar claramente as situações tanto externas quanto internas. É como “olhar para dentro de si mesma” e enxergar sua verdade interior. Ajuda a equilibrar os aspectos emocionais extremos de ódio, depressão, vitimização.
É um óleo que traz o equilíbrio mental e emocional principalmente nos momentos de estresse intenso. Assim como o gerânio, a sálvia também atua na regulação hormonal, sendo bastante empregada para equilibrar as disfunções como insônia, TPM, ondas de calor da menopausa, cólicas, palpitações provenientes das oscilações hormonais. Como falamos nos textos anteriores, a principal causa dos “distúrbios” femininos são resultantes das condições emocionais e mentais sobrecarregadas, assim este óleo ajuda a tratar a frigidez feminina, a dificuldade em sentir prazer e chegar ao orgasmo, pois ele age diretamente nas causas deste problema. Ele relaxa a mente ao mesmo tempo que reorganiza o emocional trazendo um estado de euforia e ânimo o que permite com que a mulher fique mais a vontade para se entregar aos prazeres sexuais.
Este é um óleo aterrador para a mulher, ele elimina ilusões e fantasias criadas pela mente como forma de escape da realidade. Ele ajuda neste processo de olhar claramente e aceitar a verdade, se atentando para o presente. Ele libera as cargas mentais pesadas, transmutando as formas de pensamento em torno da aura que causam a confusão mental, a diminuição de energia e a dispersão do foco. Arquetipicamente, ele é associado a Deusa Atena e seu animal de poder a coruja, representando a força da sabedoria.
O resgate e utilização correta da sabedoria permite que a jornada para o encontro da Deusa interior seja realizado com segurança e facilidade, causando o desabrochar da mulher. É um óleo que deve ser utilizado em todos os ritos de passagem da mulher: primeira menstruação, primeira relação sexual, casamento, maternidade, menopausa, perdas afetivas, enfim, todos os momentos importantes. Ele dá suporte para que a mulher nunca se perca de si, sempre se lembre de seu poder ancestral e desta forma possa trilhar os caminhos da vida com coragem e confiança. Emocionalmente, ele ainda trabalha a “criança interior” para que na mulher adulta, esta criança seja acessada e curada de todos os traumas vividos no passado que hoje se externalizam emocionalmente e fisicamente.
A Sálvia esclarea quando utilizada antes de dormir, tem o poder de promover sonhos nítidos e reveladores, que devem ser anotados assim que se acorda, para depois entender seus significados e poder terapêutico.