Cuide bem da sua pele

Óleos essenciais para o cuidado da pele

Com a idade a pele se torna mais fina, mais pálida, riscada, marcada e enrugada. Mas não é de uma hora para outra na velhice que isso acontece. A pele começa a ficar mais flácida já a partir dos 25, 30 anos. Evidentemente que nessa idade, sem se percebe. Somente depois de uns bons anos é que se flagram os primeiros sinais. Tudo o que podemos fazer é desacelerar o processo.

Tipos de pele

  • Pele oleosa: por produzir mais gordura (sebo) que as outras. Seu aspecto brilhante é uma calamidade para a maquiagem, que dura menos. Como a pele não respira bem, os poros entopem e cravos surgem facilmente. A boa notícia é que a pele oleosa é mais resistente, grossa, bem menos propensa a enrugar, embora as rugas podem ser, noticia triste, mais profundas.
  • Pele opaca: a cútis é a sutil combinação entre o estado interno e o da superfície da nossa pele. O viço não tem nada de magico. É resultado de um estilo de vida equilibrado, com sono suficiente e autocuidado. Quando a pele fica opaca é porque deixa de refletir a luz, em vez disso absorve, ao longo do tempo, nossa epiderme se cobre de células mortas invisíveis a olho nu, que formam uma espécie de barreira irregular na superfície detendo sebo e sujeira.
  • Pele seca: produz menos sebo e também é desidratada, já que a oleosidade retém água. Como a pele é mal protegida das agressões externas, pode se tornar reativa e ultrassensível. Logo fica vermelha, com placas, descamações, etc. Ao toque é seca e um pouco enrugada. Como é pouco elástica, geralmente lhe falta brilho.

As maneiras de desacelerar esse processo de envelhecimento são poucas: estar limpa, ou seja, livre de células mortas, poluentes e outras sujeiras do cotidiano, e estar nutrida com algo natural simples e básico.

  • Limpe bem a pele todos os dias;
  • Faça esfoliação na pele do corpo e rosto uma vez na semana;
  • Hidrate diariamente a pele do corpo e do rosto;
  • Use protetor solar, mesmo em dias nublados;
  • Tenha um sono que de fato descanse e restaure;
  • Tenha uma alimentação equilibrada.

Óleos essenciais para o cuidado da pele

  • Gerânio: conhecido por possuir aromas e propriedades semelhantes aos do óleo essencial de rosa. Trata-se de um óleo delicado, confere a pele facial maciez aveludada e hidratação prolongada. Traz resultados para todos os tratamentos faciais de beleza; é um óleo para a mulher madura, que age como anti-aging, antirrugas, homogeneizador, emoliente e clareador da pele. Ele trata também da pele corporal, mãos e pernas. Excelente para aplicação em massagens corporais e faciais.
  • Palmarosa: rico em geraniol, possui aroma característico de rosa. É indicado no tratamento de flacidez, pele seca e rugas. Oferecendo maciez e flexibilidade a pele e tornando-a mais homogênea e mais clara. Agindo na pele como emoliente, clareador, tônico para a pele, flexibilizante, antirrugas, antiflacidez. No corpo age de forma revigorante e confortável, pode ser utilizado em massagens e banhos, sendo ideal em peles maduras, ressecadas e envelhecidas. Nas pernas e nos pés, age como profundo hidratante.
  • Sândalo: indicado como descongestionante linfático e venoso, esse óleo desintoxica o organismo e fortalece os tecidos. Um excelente hidratante para a pele e estimulante da microcirculação, protege contra ressecamentos extremos e contra rachaduras na pele, enrijecendo tecidos. Na pele facial, fortalece, enrijece e aumenta a flexibilidade. No corpo, é relaxante, confortante, aquecedor. Nas pernas participa de tratamentos de varizes, é flebotônico, podendo ser utilizado em casos de inchaços, hemorroidas, gotas e edemas. Ótimo em drenagens linfáticas pré e pós cirúrgicas.
  • Lavandim: assim como o óleo de lavanda, ele possui amplos espectros de atuação, com a diferença de que é pouco menos relaxante e sonífero, fora isso pode ser aplicado da mesma forma. Na face, relaxa a musculatura e atenua imediatamente marcas de expressão mais tensas. É utilizado como emoliente e analgésico, antes da limpeza de pele. Nos tratamentos da acne, pode ser aplicado em conjunto com óleos cítricos ou de melaleuca em compressas mornas ou vapor. No corpo, trata com eficiência dores originadas por tensões, excessos de esforço físico ou pancada (…) é ainda cicatrizante, evitando a ocorrência de queloide e tratando queimaduras de todos os níveis, inclusive a solar.
  • Olíbano: recomendado em peles ressecadas, feridas, com eczemas, rachadas e envelhecidas, pois ele promove a regeneração cutânea e age como protetor. Possui efeito adstringente sobre o sistema circulatório, é tônico vascular e fortalece os capilares venosos e arteriais, sendo indicado no tratamento de rosácea. Age também como antirrugas, sendo considerado cicatrizante e regenerador devido ao seu teor em monoterpenos.
  • Ylang-Ylang: especialmente apropriado para a pele oleosa. Na pele hidrata e tira o ressecamento.Na pele facial age como emoliente e confere hidratação e umectação, deixando a pele macia e flexível. No corpo, ajuda a regular a pressão sanguínea, principalmente em hipertensos, relaxa a musculatura e o sistema nervoso, hidrata peles ressecadas, aumentando seu tônus, evirando a flacidez dando vitalidade e brilho. Nas pernas, confere maciez e hidratação, deixando a pele saudável e atraente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *