Lavanda: O Resgate do Feminino e os Óleos Essenciais!

Lavanda (Lavandula officinalis)
É um óleo de cor amarelo pálido e possui aroma doce, floral, quente e fresco. Aprender a relaxar traz paz e harmonia interior. Este óleo diminui a intensidade emocional das memórias permitindo uma sensação de segurança. Clareia a comunicação entre a mente e o corpo restaurando a verdade interior. A lavanda traz uma sensação semelhante a uma chuva gentil e nutritiva de primavera. Sob a regência de Marte, ela proporciona vitalidade, autoestima, auto-confiança, determinação e coragem.

Ela vai no fundo do inconsciente, e trabalha aquelas dores mais profundas geradas pelos desequilíbrios emocionais provenientes de traumas recentes ou antigos. É um bom auxiliar para a depressão feminina pois trabalha questões internas mal resolvidas e padrões emocionais mal assimilados. A lavanda age como antídoto, tanto físico (contra o veneno de picadas de bichos) quanto emocional (contra todas as emoções, pensamentos e sentimentos destrutivos que causam amarguras, tristezas, sofrimento, isolamento e a sensação de “estar perdida”). É um ótimo ansiolítico e equilibrador interno.

Também é um óleo adaptogênico, se adequando as necessidades da mulher no momento em que ela se encontra. Ele traz o aconchego e a estabilidade emocional necessária para que a mulher se livre de sentimentos como a frustração, decepção e angústia. Para a mulher o óleo essencial de lavanda tem o poder de despertar o autocontrole e o discernimento para saber a hora certa de falar e de silenciar, de rir e chorar, de meditar e extravasar. Arquetipicamente a lavanda associa-se com a energia da grande Mãe que percorre a Roda do Ano, vivenciando todas as estações e transmitindo um aprendizado específico em cada uma delas. Primavera: durante este período a lavanda transmite a energia da renovação e do renascimento. É  o início de um novo ciclo e o momento propício para se livrar de tudo que é velho e que causa desconfortos.

O óleo essencial de lavanda faz abraçar o novo, a ter esperança,  a mudar, se reinventar Verão: aqui a lavanda permite uma conexão mais íntima com a força ascendente da grande Mãe, das Deusas e traz o aconchego e a iluminação dos sentimentos, pensamentos, emoções. É  a hora de se firmar, assumir seu poder intrínseco e ancestral, tornar-se integra e segura de si.

Outono: neste momento, a lavanda entra com sua propriedade calmante e relaxante, permitindo a interiorização para avaliar e reforçar a ligação com as forças divinas. É o momento de desfrutar de toda harmonia e equilíbrio interno, semeados durante a jornada. Inverno: a lavanda aqui ascende o fogo interior e aquece a conexão com a força da grande Mãe e da Deusa interna. É o período onde são pesadas e valorizadas as coisas que realmente são importantes em nossas vidas. É o preparo para se desligar de vez do que não nos interessa e se preparar para o recomeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *